segunda-feira, 25 de maio de 2009

SOCIALISMO PARA O SÉCULO XXI




Devido ao fenômeno da globalização o mundo assistiu com perplexidade e gotas de medo o discurso do Presidente eleito na Venezuela, Hugo Chávez, em sua posse para um mandato de mais 6 anos na governança da República da Venezuela. Evidentemente, as mídias ligadas ao capitalismo e ao deus mercado iniciaram a tática da critica sem fundamentação. O medo e a insegurança do deus “mercado” foram abaladas por um evento singular, mas de profunda preocupação para todos e todas que defendem o monopólio do capital e a lógica economicista como única alternativa para o todo planeta. Vozes enfurecidas, olhares lacrimejantes de ódio, o não suportar ver o retorno da expressão socialista sair da boca de um Presidente já difamado pelos Estados Unidos da América. No Brasil, as repercussões foram imediatas. Assisti a telejornais e vi mais sintomas de fúria e de medo desse tal socialismo para o século XXI anunciado por Hugo Chávez. Talvez, uma primeira questão que devemos refletir visa entender o que vem a ser esse socialismo ou poderíamos dizer – neosocialismo – anunciado por Chávez como um novo socialismo para o século XXI.A segunda seria perguntarnos a nois mesmos, socialistas do gigante sulamericano, Brasil, estamos fazendo nossa parte ?...

quinta-feira, 14 de maio de 2009

La importancia de Marx



"Para cualquier interesado en las ideas, sea un estudiante universitario o no, es patentemente claro que Marx es y permanecerá como una de las grandes mentes filosóficas y analistas económicas del siglo diecinueve y, en su máxima expresión, un maestro de una prosa apasionada. También es importante leer a Marx porque el mundo en el cual vivimos hoy, no puede entenderse sin la influencia que los escritos de este hombre tuvieron sobre el siglo XX. Y, finalmente, debería ser leído porque como él mismo escribió, el mundo no puede ser cambiado de manera efectiva a menos que sea entendido, y Marx permanece como una soberbia guía para la comprensión del mundo y los problemas a los que debemos hacer frente."

quinta-feira, 7 de maio de 2009

REVOLUÇÃO ZAPATISTA


REVOLUÇÃO ZAPATISTA

“ QUIEN MANDA ES PUEBLO ...”

As primeiras horas do ano de 1994 anunciaram uma nova era para o México. No dia primeiro de janeiro desse ano, entrou em vigor o “ Tratado de Livre Comercio da America do Norte “ (Nafta), que congregou o Canadá, Estados Unidos da America e o México em um bloco econômico. A criação da área de livre comercio, permitiu que o capital e as mercadorias pudessem trafegar livremente pelas fronteiras.

Embora a permissão de circulação irrestrita não valesse para as pessoas, acreditou-se por um instante que o pais das “Tequilas” e dos “Mariachis” entraria finalmente para o primeiro mundo, deixando para traz um passado marcado pela violência contra indígenas, atraso e subdesenvolvimento.

Apesar da importância para o mundo econômico do surgimento do Nafta, esse não foi o fato principal que entrou para à historia do México naquele dia. Ao mesmo tempo que os presidentes se cumprimentavam com apertos de mão, estabelecendo o acordo econômico , milhares de indígenas tomavam as cidades do estado de Chiapas, no sudeste do México.

Usando lenços vermelhos ( LOS PALIACATES ) e gorros negros ( LOS PASAMONTAÑAS ), eles se auto proclamavam membros do “ EXERCITO ZAPATISTA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL ( EZLN ), gritavam “ ...já basta”, contra a humilhação e exploração, e diziam que respondiam ao decreto de “ morte aos descendentes dos Maias”. Para os indígenas esse decreto era o Nafta. Juntos, como um só, neste dia eles empunharam bandeiras de democracia, justiça e liberdade.

Acrizio Galdez