quarta-feira, 23 de junho de 2010

Arte do Miriti encerra exposição no Congresso Nacional

A exposição "Miriti: Arte da Amazônia" foi encerrada na última terça-feira, 22. arte do miriti, A divulgação desta parte importante da cultura popular paraense, foi aberta à visitação pública no Salão Branco do Congresso Nacional, em Brasília desde o dia 16. A mostra foi realizada pelo Senado Federal sob iniciativa do senador José Nery (PSOL/PA).

Centenas de peças produzidas por artesãos do município de Abaetetuba foram expostas. Objetos em formato de cobras, barcos, pássaros, casinhas, tatus, peixes e bonecos, entre outros, encantaram os visitantes, principalmente crianças de escolas da rede pública e privada do Distrito Federal. Os alunos participaram de oficinas demonstrativas feitas pelos próprios artesãos dentro uma casa feita de miriti e coberta de palha que representou um pouco como vive a população ribeirinha.

Para José Nery, a exposição sobre o miriti no Congresso Nacional é a realização de um sonho. “O brinquedo de miriti é a demonstração da criatividade de um povo que precisa ser conhecida pelo Brasil, ser motivo de boas notícias para o Estado na mídia, é a união do trabalho e da arte de nossa gente”, afirmou.

Laudineide Quaresma, representante da Associação dos Artesãos de Abaetetuba (Asamab) e da Associação Arte em Miriti de Abaetetuba (Miritong), entidades que trouxeram as peças para a exposição, fez uma boa avaliação do evento. "A exposição foi uma experiência única para todos nós. Até os artesãos que trabalham a mais de 20 anos com isso se surpreenderam principalmente com a participação das crianças".

Laudineide relatou que mais de 600 pessoas sobrevivem desse tipo de artesanato em Abaetetuba. O município é considerado o local de origem da arte do miriti que, segundo a tradição oral do município, existe há mais de 200 anos.

A matéria-prima é retirada da tala do miritizeiro, uma palmeira comum em áreas de várzea. Os objetos e brinquedos se popularizaram por serem vendidos durante a festa religiosa do Círio de Nazaré, que acontece todo segundo domingo de outubro em Belém.

Além dos brinquedos e dos objetos ligados à cultura e natureza da região amazônica, o artesanato de miriti tem conquistado mercados na Europa e nos Estados Unidos com peças utilitárias e de decoração, bijuterias, imagens de santo e caixas de presente.