quinta-feira, 7 de abril de 2011

Sobre o Golpe de 64

Hoje em uma conversa com um jovem estudante do segundo ano do ensino médio, surgio o assunto da ditadura no Brasil. Bom, o garoto pouco sabia sobre essa terrivel passagem da nossa historia recente, resolvi falar um pouco sobre estes “anos de chumbo”, tentando deixar as paixões de lado... E sendo mais informativo...



O Golpe Militar de 1964 designa o conjunto de eventos ocorridos em 31 de março de 1964 no Brasil, e que culminaram no dia 1 de abril de 1964 em um golpe de estado. Este golpe encerrou o governo do presidente João Belchior Marques Goulart, também conhecido como Jango, que havia sido democraticamente eleito vice-presidente pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) – na mesma eleição que conduziu Jânio da Silva Quadros do Partido Trabalhista Nacional (PTN) à presidência, apoiado pela União Democrática Nacional (UDN). Janio renunciaria ao mandato no mesmo ano da sua posse (1961), alegando ser vitima de pressões de "Forças Terriveis".



O Golpe de 1964 submeteu o Brasil a um regime alinhado politicamente aos Estados Unidos da América. O regime militar durou até 1985, quando, indiretamente, foi eleito o primeiro presidente civil desde as eleições de 1960, Tancredo Neves.



No periodo em que os militares governaram com mão de ferro a nação, usando o terror para reprimir os que se opuseram ao regime, muita gente foi torturada e morta nos porões da ditadura. Mais ao contrario do que muitos defendem, estes anos não podem ser esquecidos... Temos uma divida historica com todos os idealistas, que ousaram lutar por sonhos de liberdade.

terça-feira, 5 de abril de 2011

O que não está errado?!...

Por que nesse nosso país tudo quanto é modinha, mulher gostosa e homem “bombadão” e sem cérebro é considerado ARTISTA? Em um país com tanta gente talentosa que canta bem, atua, escreve o que é “bom”, por que é o “Rebolation” e essas músicas que trazem em suas letras pornografias, insinuações sexuais e afins, as mais ouvidas?!

E por que o objetivo de tanta gente é sair em revistas de fofoca, ser famoso, faturar milhões no BBB, por que brasileiro gosta tanto de fofoca, de saber da vida das celebridades e de acompanha- las? E não estão interessados em estudar e ser reconhecido por esforço e talento?!

Existe tanta gente na nossa capital, ganhando muita grana, e que não aceitam piadas, brincadeiras, mas se olharmos bem de perto, no Congresso Nacional a piada já está pronta não?!

Mas, também não se pode negar que nesse nosso país existe MUITA gente talentosa, que merece sim estar no lugar onde estão, existem sim mulheres que são inteligentes e que não usam a bunda para fazer sucesso! Mas por que não são noticia da GLOBO?!