quinta-feira, 7 de maio de 2009

REVOLUÇÃO ZAPATISTA


REVOLUÇÃO ZAPATISTA

“ QUIEN MANDA ES PUEBLO ...”

As primeiras horas do ano de 1994 anunciaram uma nova era para o México. No dia primeiro de janeiro desse ano, entrou em vigor o “ Tratado de Livre Comercio da America do Norte “ (Nafta), que congregou o Canadá, Estados Unidos da America e o México em um bloco econômico. A criação da área de livre comercio, permitiu que o capital e as mercadorias pudessem trafegar livremente pelas fronteiras.

Embora a permissão de circulação irrestrita não valesse para as pessoas, acreditou-se por um instante que o pais das “Tequilas” e dos “Mariachis” entraria finalmente para o primeiro mundo, deixando para traz um passado marcado pela violência contra indígenas, atraso e subdesenvolvimento.

Apesar da importância para o mundo econômico do surgimento do Nafta, esse não foi o fato principal que entrou para à historia do México naquele dia. Ao mesmo tempo que os presidentes se cumprimentavam com apertos de mão, estabelecendo o acordo econômico , milhares de indígenas tomavam as cidades do estado de Chiapas, no sudeste do México.

Usando lenços vermelhos ( LOS PALIACATES ) e gorros negros ( LOS PASAMONTAÑAS ), eles se auto proclamavam membros do “ EXERCITO ZAPATISTA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL ( EZLN ), gritavam “ ...já basta”, contra a humilhação e exploração, e diziam que respondiam ao decreto de “ morte aos descendentes dos Maias”. Para os indígenas esse decreto era o Nafta. Juntos, como um só, neste dia eles empunharam bandeiras de democracia, justiça e liberdade.

Acrizio Galdez

Um comentário:

  1. GOSTO DE VIR AQUI LER TEUS PENSAMENTOS E MUITO BOM. E ADIMIRO MUITO POS VC SENPRE PENSA NAS OUTRAS PESSOAS.SE PREOCUPA COM OS PROBLEMAS DO MUMDO E NÃO SÓ EM SÍ.
    COMTINUE ASSIM ESSA PESSOUA Q QUER AJUDAR A O PROCIMO DEUS ESTA DO TEU LADO.I EU SENPRE VOU TE APOIA NO Q FOR!!
    UM ABRAÇO....

    ResponderExcluir