quinta-feira, 10 de março de 2011

Ouvindo Ruben Blades

Hoje, limpando meu quarto de dormir, remexendo em velhas coisas, guardadas em caixas velhas, encontrei alguns CD’s que há muito não via nem ouvia... Um deles, o de grandes sucessos de Ruben Blades, um antigo cantor de Rumba que viveu em NY City por volta dos anos 60 e 70. Músicas que falam da realidade vivida até hoje pelos latinos nos Estados Unidos, realidade dura cheia de trabalho, pobreza e discriminação, mas que falam principalmente de honra e orgulho, talvez algo do orgulho que o libertador Simon Bolivar sonhou.

O que importa de verdade é que tive a oportunidade de ouvir novamente estas músicas, e, relembrar passagens e momentos importantes da minha vida, quando fui imigrante ilegal em um país distante. Enfrentei muitas dificuldades, mas também tive a oportunidade de conhecer a amizade verdadeira, aquela desinteressada e sincera, que está sempre disposta a ajudar sem pré-julgamentos.

Esse texto cheio de saudade, sentimento que só nós brasileiros conhecemos de verdade, é pra registrar a lembrança dos melhores amigos que alguém pode ter, quando está longe de casa, longe do seu país... Danel, Harkaits Bastarika e Laura Torres, dois vascos e uma argentina, em Barcelona ou onde estiverem, saibam que recordo com a mais profunda emoção dos tempos difíceis, mas muito felizes que caminhamos juntos.


Acrizio Galdez

Nenhum comentário:

Postar um comentário